COMO UTILIZAR O HAVE GOT

Para indicarmos posse em inglês, nós podemos utilizar o verbo have e sua variante has. Porém existe outra forma possível e bastante utilizada no inglês britânico: o uso de have got. Vamos ver com alguns exemplos como utilizá-los em frases do nosso dia a dia.

Nós utilizamos o verbo ter basicamente para indicar posse e, em inglês, temos como equivalente o verbo to have. Assim, para dizer que tenho um guarda-chuva amarelo, posso dizer: I have a yellow umbrella. Mas há outra forma de dizer a mesma frase: I have got a yellow umbrella. Essa forma é a mais utilizada no inglês britânico, enquanto a primeira, sem o got, é mais utilizada no inglês americano e na linguagem falada em geral.

Mas não é só para indicar posse que esse verbo é utilizado. Podemos usá-lo também para falarmos sobre nosso parentesco, por exemplo. Se quero dizer para alguém quantos irmãos eu tenho, posso dizer: I have got a sister and two brothers.

Usamos have got para falarmos também sobre algum sintoma ou sensação, como por exemplo, a gripe, como na frase: Claire is sick. She has got the flu.

Há, ainda, a utilização do verbo para descrever a aparência de alguém: My friend Jamie has got blond hair, blue eyes and he also has got a nice mustache.

Caso venha seguido de to, o verbo have assume o sentido de obrigação, necessidade, como quando dizemos, por exemplo, I have to stop smoking. Nesse caso, o got, quando usado, acaba servindo para dar ênfase à afirmação. Vamos supor que você não só deseja parar de fumar, como vem apresentando diversos problemas de saúde por conta disso. Você quer, então, dar mais ênfase à necessidade de parar com o vício, tornando-se quase uma obrigação. É possível dizer: I have got to stop smoking. O interlocutor vai compreender que é algo extremamente necessário.

Podemos usar o have got também na negativa: He has not got the money to buy this house.
A forma contraída é a mais utilizada no cotidiano: I haven’t got any money.

john travolta

Podemos, também, utilizar o have got para fazermos perguntas: Por exemplo, se eu precisar tirar uma foto, e quiser perguntar a um amigo se ele tem uma câmera, posso perguntar:
Have you got a camera?

Assim, nas perguntas usando o have got não é necessário usar o do, pois o have acaba fazendo o papel de verbo auxiliar. Se quisesse perguntar se meus amigos têm uma caneta para me emprestar, poderia dizer: Do you have a pen? ou, usando o have got, ficaria: Have you got a pen? Conseguiram perceber a diferença?

Não se esqueçam de sempre adaptar a forma do verbo ao pronome, seja na afirmativa, na negativa ou em uma pergunta: para he, she ou it, usamos a forma has e para todos os outros, usamos o have.

Espero que tenham gostado. Até o próximo post! 👋🏼

Anúncios

Autor: Mariana Moreira

Professora de inglês e português, tradutora, criadora de conteúdo e revisora dos materiais da Focus, apaixonada por moda e pela Disney. 💕

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s