TO BE BORN WITH A SILVER SPOON IN ONE’S MOUTH

Dá para imaginar qual é o significado da expressão “To be born with a silver spoon in one’s mouth” apenas pela leitura da frase e a associação com a  imagem abaixo?

Consegue adivinhar qual é o equivalente em português?

Bom… A expressão de hoje é muito comum na língua inglesa e tem uma história bem interessante. Vamos entender primeiramente de onde ela vem e, ao final do post, tenho certeza que ficará bem claro em que sentido ela é utilizada pelos nativos, falantes de inglês.

Nos tempos antigos, existia um costume em que os padrinhos que pertenciam a famílias aristocráticas ou de alto poder aquisitivo presenteavam seus afilhados, igualmente de famílias nobres, com uma colher de prata (silver spoon em inglês). Este ato simbolizava a certeza de que quem recebesse a colher, seria, hereditariamente, privilegiado por todos os tipos de vantagens que o dinheiro pode trazer. Hoje em dia este costume caiu em desuso, porém a expressão permanece.

No Brasil, quando queremos dizer que a pessoa nasceu em uma família rica, usamos a expressão “nascer em berço de ouro” que seria o equivalente para “to be born with a silver spoon in one’s mouth” (nascer com uma colher de prata na boca), em inglês.

Lembrando que a expressão, em inglês, pode ter também alguns outros significados, quando empregadas em contextos diferentes. Ela pode indicar que a pessoa em questão tem muita sorte e se dá bem em tudo que faz.

Temos ainda a expressão “born under a lucky star” que tem o mesmo sentido, referindo-se à influência das estrelas tanto na sorte quanto no destino. E o oposto que seria “born under an unlucky star”.

Gostou do tópico? Comenta aí embaixo!

Até o próximo post.

Autor: Fernando Moreira

Professor de português e inglês, tradutor, responsável pela criação e revisão de conteúdo da Focus, apaixonado por games e colecionador de livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s